Qual É A Diferença Entre Tentação E Pecado?

Qual é na realidade a diferença entre tentação e pecado?

Em minha vida cristã posso me sentir impuro quando sou tentado, e que pequei em meus pensamentos. De fato, isto não é verdade. A tentação não é pecado, pelo contrário, é uma prova da minha fé, e por meio do Evangelho posso suportar a tentação sem competer pecado algum!

Minha tendência a pecar – o pecado na carne

O pecado entrou no mundo por causa de uma desobediência cometida pelos primeiros homens, Adão e Eva. Todos os seus descendentes herdaram o pecado na carne, isto não é uma infração, mas uma tendência ou desejo para fazer a própria vontade e não a vontade de Deus. A Bíblia usa muitas palavras para descrever esta tendência: pecado na carne, o corpo do pecado, a lei do pecado, desejos e paixões, etc. Em Romanos 7:18 Paulo escreve: “E eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita o bem”. Aqui ele descreve esta tendência para pecar que todos herdamos.

Tentação e pecado não são o mesmo!

Tiago escreve claramente sobre o tema tentação e pecado. “Quando alguém é tentado, não diga que é tentado da parte de Deus; porque Deus não pode ser tentado pelo mal, nem ele tenta a ninguém; mas cada um é tentado, quando de sua própria concupiscência é atraído e seduzido. Então a concupiscência, depois que concebeu, dá à luz o pecado; e o pecado, sendo consumado, dá à luz a morte.” Tiago 1:13-15.

Disto podemos deduzir que a tentação em si, não é o mesmo que cometer ou fazer pecado; o pecado é o resultado de uma concepção, quando minha mente está de acordo com minha concupiscência(ou desejos) que vivem em minha carne ou natureza humana. Isto quer dizer que cometer pecado é algo que eu escolho fazer, e o pecado não pode ser realizado sem o meu consentimento.

Ninguém tem de pecar!

Em outras palavras, Tiago nos ensina que a tentação é uma prova à minha fé, e que aqueles que suportam a tentação sem pecar receberão a coroa da vida (Tiago 1:12). Da mesma forma Pedro escreve que nossas provas (tentações) são motivo de alegria, pois nossa fé é provada, e tem a salvação de nossa alma como resultado. A mensagem do evangelho é que, embora eu seja tentado, não preciso pecar; eu posso andar nas pegadas de Jesus e vencer na tentação. O salário do pecado é a morte, mas aqueles que vencem receberão a coroa da vida!

 Qual é a diferença entre tentação e pecado?