Os sonhos costumam mostrar situações que acontecem na vida cotidiana das pessoas. Desta forma, são retratados momentos que são conhecidos, mas no mundo onírico é comum que estas ações sejam representadas de uma forma modificada. Por isso, a maioria das pessoas costumam sentir confusão com respeito ao que observam e sentem em seus sonhos.
Esta aura de mistério faz com que sempre se associe o sonho com o mundo do espiritual ou sobrenatural. Há diferentes maneiras com as quais se pode abordar este tema, por isso há uma grande variedade de teorias que afirmam poder interpretar corretamente o que significam alguns dos sonhos mais comuns.
Desde a antiguidade acreditava-se que os sonhos eram mensagens provenientes de espíritos, deuses ou entidades de natureza desconhecida; os quais tratavam de comunicar-se com os seres humanos com a finalidade de adverti-los acerca de situações perigosas. Normalmente pensava-se que todos os sonhos eram premonitórios e, por isso ajudam a que possamos reagir oportunamente ante qualquer perigo.
No entanto, também os sonhos podem ser considerados como uma conexão direta com a alma. Deste ponto de vista, poder-se-ia dizer que a essência das pessoas contida na alma, se comunica com a parte racional na mente; e assim mostrar-nos aspectos de nosso ser que às vezes ignoramos.
Os temas tratados nos sonhos são muito variados, neles podem participar diferentes elementos que por sua vez interagem entre si, mostrando situações que nos podem gerar diferentes reações. Desde pessoas, animais, objetos assim como eventos naturais, todos fazem parte do mundo onírico; que por sua vez têm um significado particular.
Um dos sonhos mais comuns centra sua atenção em representar os assassinos. As pessoas que causam a morte de outras pessoas costumam realizar estas ações por causa de emoções e intenções negativas, que os inspiram a realizar este tipo de ato criminoso. Por isso, o aparecimento de um assassinato em um sonho geralmente estará relacionado com as mesmas causas negativas.
Isto é o que vais encontrar
O que significa sonhar com assassinos da perspectiva dos psicólogos?
Algumas pessoas acreditam que os sonhos mostram aspectos próprios da personalidade, estes possivelmente permanecem ocultos e são expressos por meio dos sonhos. Por isso, ao analisar o conteúdo mostrado em um sonho poderíamos estar nos ajudando a nós mesmos desde o âmbito emocional.
Os psicólogos sustentam a hipótese de que os sonhos são o resultado da mistura de pensamentos e emoções. Eles descrevem que as pessoas continuamente mantêm um conflito entre sua parte racional e a parte sentimental. Por isso, a falta de coerência com a qual se mostram os sonhos é um fiel reflexo desta situação.
Evidentemente a representação de um assassinato poderia ser interpretada como a reflexão de nossos próprios desejos, é provável que a pessoa que está experimentando este sonho tenha estas intenções na vida real. No entanto, a psicologia explica que as pessoas não costumam exteriorizar as emoções que lhes causam maior vergonha, e que possivelmente poderiam colocá-los em uma situação vulnerável ante os demais.
Deste ponto de vista poder-se-ia dizer que é um sonho que aponta a impotência e a severidade de as emoções negativas que se estão experimentando. Não é necessariamente um indicador de que a pessoa vai realmente cometer que este acto atroz, é um sinal cuja finalidade é mostrar que as nossas emoções se foram agravando.
Os sonhos que têm algum tipo de relação com a violência, costumam apresentar-se em períodos nos quais se está experimentando uma crise a nível pessoal. Desta maneira o subconsciente está mostrando que estamos sendo afetados em nossa saúde, o que causa um desequilíbrio no ritmo de vida. Provavelmente será necessário um tempo de descanso ou afastar-se das responsabilidades que mais sobrecarregam.
O que significa sonhar com assassino ou que se é um?
Algumas teorias sustentam que os sonhos às vezes mostram ações e decisões que gostaríamos de realizar na realidade. Desta forma, conseguimos ver que estes desejos podem materializar-se graças à nossa intervenção, mas isso não significa que se vá a planejar um assassinato porque estamos conscientes de que deve ser evitado.
Quando sonhamos que somos assassinos, é provável que algum tipo de conflito de gravidade tenha ocorrido recentemente. Desta maneira as emoções de ira, rancor, ódio, rejeição, surpresa, decepção e outros semelhantes podem ter influenciado diretamente em nosso estado anímico. Por isso, ao saber que não podemos expressar estas emoções, então serão refletidas no sonho.
Quando dormimos normalmente segue-se o mesmo padrão de pensamentos que se mantém quando estamos acordados. Por isso, não é de admirar que continuemos a pensar naquelas preocupações ou conflitos que mais nos importam. O sono pode ser interpretado como a necessidade de eliminar relações tóxicas ou de querer afastar-se de situações que são traumáticas.
Também pode relacionar-se com memórias dolorosas das quais queremos desfazer-nos. Às vezes essas mesmas memórias estavam relacionadas com as pessoas que agredimos no sono, por isso é importante identificar quem é a vítima para aprofundar o seu significado.
O que significa sonhar com assassinar uma pessoa conhecida?
Este sonho pode ser interpretado como a própria desconfiança ou desconforto que sentimos em relação à pessoa a que estamos agredindo. Deste ponto de vista, pode revelar-se as nossas intenções mais profundas em relação à nossa relação com pessoas que nos inspiram a sentir emoções negativas. É provável que algum conflito grave tenha desencadeado esta reação no subconsciente.
É possível que haja um significado mais profundo por trás da representação do assassinato de uma pessoa amada. Às vezes nos projetamos em pessoas que respeitamos ou amamos, por isso atacá-los pode significar que desejamos intrinsecamente fazer-nos dano a nós mesmos.
Também as pessoas que nos inspiram lealdade ou confiança podem simbolizar certos aspectos de nossa personalidade. É provável que a pessoa tenha um conflito interno entre emoções positivas e negativas. O ato de atacar pessoas que são nossos amigos ou familiares, são em si mesmas representações de que estamos passando por uma transformação na personalidade.
É provável que a pessoa que tem este sonho comece a mudar certas características de sua personalidade por diferentes razões. Uma delas poderia estar em relação direta com a passagem da imaturidade à fase adulta, talvez desejemos adaptar-nos melhor a novas situações que devemos enfrentar com uma atitude diferente.
Estes sonhos são geralmente comuns em pessoas que têm alguns traços de sua personalidade que mantêm ocultos. Por exemplo, as pessoas que percebem que são fracos de caráter, talvez queiram mudar este traço de sua personalidade para evitar ser tratados como pessoas fracas ou fáceis de manipular. Por isso, a ação de matar pode simbolizar uma maior força e inclusive coragem, a encenação do assassinato poderia supor que a pessoa se sinta menos vulnerável.
O que significa sonhar com assassinar o casal?
Os sonhos nos quais se representam ações de violência para o casal poderiam indicar que nossa situação atual a nível emocional não é estável. Normalmente estes sonhos estão relacionados com o cansaço da vida que estamos compartilhando, e por isso é possível que desejemos que termine a relação. Portanto, o sonho poderia simbolizar que não nos atrevemos a exteriorizar estes sentimentos.
Também outra interpretação se relaciona com a necessidade de defender nossa integridade física. As relações de casal que se tornam violentas na vida real, podem gerar nas vítimas sentimentos de rancor e também de vingança. Então aquilo que as pessoas vitimizadas não se atrevem a fazer ou dizer, manifestam-no por meio dos sonhos. Talvez a necessidade de se defender tenha provocado, inconscientemente, a manifestação de um assassinato no sonho.
Dependendo de como se desenvolve os fatos no sono, podem-se chegar a outras conclusões mais variadas. Por exemplo, em caso de de que este ato nos gere repulsão, pode indicar que estamos dispostos a realizar qualquer ação que nos permita superar algum tipo de conflito na vida de casal. É um sonho que poderia simbolizar que se deve sair da zona de conforto e encarar os verdadeiros sentimentos que sentem mutuamente.
O que significa testemunhar um assassinato?
Os sonhos nos quais existem actos de violência em que não se intervém são geralmente interpretados como o reflexo da própria incapacidade para fazer frente aos problemas. Este sonho pode indicar que às vezes se sente que não temos o controle das próprias ações e decisões, portanto consideramos que não podemos nos expressar livremente.
Se ao observar este fato nos gera uma sensação de impotência ao não poder evitar que ocorra o assassinato, simboliza nossa própria preocupação com respeito a como estamos levando nossa vida atual. Simboliza que, por vezes, as nossas responsabilidades excedem as nossas faculdades e, por isso, consideramos que não podemos continuar devido ao fardo que nos causam.
Igualmente estes são sonhos que podem apresentar-se quando sentimos culpa com respeito a alguma injustiça da que sejamos conscientes. O remorso por não ter agido corretamente pode ser refletido em nossa mente ao mostrar a cena de um assassinato.
O que significa sonhar com planejar um assassinato?
O assassinato que testemunhamos no sonho pode ser executado por outra pessoa, mas esta por sua vez segue nossas ordens. Participar no plano de execução de um assassinato simboliza o desejo de exercer o poder sobre outras pessoas. Também se relaciona com a necessidade de alcançar objetivos pessoais manipulando e utilizando as pessoas, sem que nos importe de lhes fazer mal.
Quando o plano a executar afeta pessoas que consideramos amigos, possivelmente de forma inconsciente já tomamos a decisão de que a relação de amizade termine. Por diversas razões, gerou-se um conflito que teve um impacto negativo sobre a confiança que se tinha nesta pessoa. Os mal entendidos, assim como o conflito de interesses, costumam ser as principais razões pelas quais se tem este tipo de sonhos.
Às vezes, quando as pessoas não satisfazem seus próprios desejos, decidem prejudicar de alguma forma aquelas pessoas que impediram alcançar esses objetivos. Também tem um significado mais profundo, no caso de que o plano de assassinato esteja dirigido a várias pessoas, indica que o sonhador sente medo ou rejeição à sociedade.
O que significa sonhar com saber que seremos assassinados?
Se no sonho temos a certeza de que alguém tem por cometido nos assassinar, poderia ser sinal de que nos sentimos atacados de alguma forma. Inconscientemente poderia ser sinal de que não estamos confortáveis com as nossas relações sociais, pode até mesmo ser relacionado com a situação familiar atual. Às vezes, quando as pessoas percebem algum tipo de rejeição de forma inesperada, manifestam sua preocupação e angústia com sonhos nos quais são agredidos.
Infelizmente a baixa auto-estima, bem como os períodos de depressão profunda, tem como um dos seus sintomas a experimentação de sonhos onde se representam cenas de violência como os assassinatos. Portanto, pode-se assumir que este sonho tem a finalidade de nos assinalar que nos encontramos sofrendo de um quadro clínico, cuja característica principal é que há desestabilidade emocional.
Igualmente é sintoma de que provavelmente a pessoa experimente pensamentos relacionados com o desejo de desaparecer. Quando as pessoas se encontram angustiadas pela grande quantidade de responsabilidades que têm a seu cargo, costumam manifestar o stress que sentem com este tipo de sonhos e pensamentos negativos.
O assassinato representa nossa predisposição a receber notícias negativas ou de que realmente seremos atacados a qualquer momento. As situações de violência na vida familiar ou profissional podem suscitar este tipo de reacções mentais. A insegurança que se sente ao fazer parte de um ambiente específico faz-nos pensar que provavelmente há uma ou mais pessoas dispostas a fazer-nos mal.
Se no sonho fica claro que fomos assassinados em troca de uma enorme quantidade de dinheiro, reflete nossos próprios pensamentos de que somente as pessoas nos buscam por interesses econômicos. Você também pode simbolizar que na vida real você terá que fazer um pagamento relacionado a algum tipo de tratamento médico, que é inesperado.